lockquote Resenha #45 - Altos do Salgueiros: Volume 1 ~ Diurnos

sábado, 19 de dezembro de 2015

Resenha #45 - Altos do Salgueiros: Volume 1



Título: Altos dos Salgueiros #1
Autor: Gabriel Mar
ISBN: 9789895125302
Páginas: 704
Editora: Chiado Editora
Comprar
Skoob


Sinopse: Na vida pacata de Altos dos Salgueiros, aquele quinze de julho foi um dia memorável.
Pela manhã, um acidente estoura na esquina da Rua Norte com a Avenida Montenegro. Um ônibus e um caminhão se chocam deixando vários feridos e ao menos um morto. No mesmo instante, Diggo viu Valentina pela primeira vez.
À tarde, Vera de Abreu falece depois de uma longa luta contra o câncer, deixando cinco filhos adultos e apenas um grande arrependimento. Seu primogênito, João Victor, recebe a obrigação de uma promessa: encontrar e cuidar de sua irmã caçula, a prostituta Letícia.
No início da noite, o padeiro Jorge e sua esposa Teresa são encontrados mortos dentro de sua casa. A polícia diz que foi uma briga passional. A filha do casal, Shamila, reluta em acreditar, mas se perde nas lágrimas frágeis de um luto tão antigo quanto sombrio.
Antes do fim da noite, Valentina leva Shamila para dentro de sua casa, tentando acalmar suas dores. Alguns quartos ao lado, Mirna reflete sobre a chegada dessa nova menina e todas as emoções que ela pode agitar.
As vidas da cidade estão alinhadas em uma sequência invisível de relações e escolhas. Por egoísmo, ganância ou desespero, cada um toma rumos distantes em busca de paz, dinheiro, amor, liberdade e às vezes, apenas por um simples toque.
Mas os ventos de Altos dos Salgueiros vão soprar até que todos os destinos sejam um só.



A vida pacata em Altos Dos Salgueiros pode conter muitos segredos, e é através deles que vamos conhecer um dono de site porno, Diggo, uma ex-prostituta, Letícia, um assassino, C, um aposentado, Oscar e alguns outros personagens.

"- Não peça desculpas, mas tome cuidado. - e aqueles olhos azuis incendiaram sua alma - Amar é o jeito mais fácil de Sofrer." Página 440

O dia 15 de Julho foi um dia memorável para estes personagens, e alguns acontecimentos:
  • Diggo se apaixona por Valentina, filha de uma família bem rica, mas não conta para ele;
  • Aparentemente o pai de Shamilla (melhor nome) matou sua esposa e logo em seguida se matou também;
  • Um ícone da cidade, Vera de Abreu morre, deixando uma missão ao seu primogênito João Vitor
  • Shamilla é acolhida por Valentina em sua casa, mas Mirna não gosta muito disso.
É nesses fatos que a história se baseia inicialmente, e aos poucos Gabriel põe a discutir vários assuntos em seu livro, alguns um puco polêmicos. Eu gosto muito de histórias que apresentam vários personagens e suas vidas totalmente diferentes, acho incrível autores que conseguem escrever um livro grande, cheio de personagens, criar um enredo ótimo e apresentar uma história que me encante, sério, Altos dos Salgueiros é um exemplo disso.

"- A vida não é fácil, menina - achou necessário dizer - Mas nós estamos vivos por algum motivo. Você tem que acreditar nisso." - Página 432

Gabriel Mar explora tudo que há de bom e ruim no ser humano, trazendo atos de crueldade, bondade, amor, sexualidade, preconceitos, classes sociais e suas divisões... O que faz com que algumas partes do livro sejam bem marcantes, de ambos os sentidos, emocionalmente e psicologicamente.



A minha parte favorita do livro, acontece bem no finalzinho, onde alguns personagens do plot principal, jogam um jogo onde eles devem contar como imaginam os últimos segundos de suas vidas, as respostas são realmente tocantes, porque é como se você passasse as 700 páginas do livro ao lado do personagem, como uma amizade, e ver como eles imaginam a suas vidas no futuro, é como ler os últimos capítulos de suas histórias.

E temos o volume dois do livro, que eu quero muito ler, e claro fazer resenha aqui para vocês!

Eu queria muito que o livro estivesse com disponibilidade de fácil acesso nas livrarias, pois segundo o skoob, me incluindo, só duas pessoas leram este livro,  e isso não me alegra, sabe... ver um livro bom, nacional, não sendo aproveitado o quanto deveria.

Eu recomendo demais o livro, sério gente, é muito bom... Como eu disse, não é fácil de encontrá-lo para venda, mas no site da editora você acha, e tem as duas opções, físico e ebook, e quando lerem volte aqui neste post ou me chama em alguma rede social para falarmos sobre o livro!



Até Mais!
Jorge Henrique
←  Anterior Proxima  → Página inicial