lockquote Resenha - Vaclav & Lena ~ Diurnos

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Resenha - Vaclav & Lena



Título: Vaclav & Lena
Título original: Vaclav & Lena
Páginas: 271
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: 2012
Avaliação: 5/5 +Favorito
Sinopse: Vaclav & Lena - Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa.

Vaclav & Lena conta a história de dois amigos que se conhecem desde muitos pequenos. Vaclav sonhava ser mágico, cheio de expectativas para o futuro, sempre se expressando bem, com uma boa família, ao contrário de Lena, uma menina quieta e misteriosa, que tem como uma aspiração de ser a assistente do Vaclav, o magnífico. Morando apenas com a tia que trabalha em um 'clube noturno', Lena às vezes encontrava alguns auxílios na família de Vaclav.
1. Um dia ser um mágico  famoso.
2. Lena ser a linda assistente.
3. Perseverança para atingir estes objetivos apesar de todo e qualquer obstáculo
 Vaclav nunca foi popular na escola, portanto quando Lena faz amizades novas com algumas garotas do colégio, ela acaba ignorando Vaclav, ele para não perde-la acaba aceitando algumas consições propostas pela Lena, e sempre que as amigas dela vão embora da frente de sua casa eles vão para a casa de Vaclav, sem perigo das garotas o verem juntos.

Em um dia normal, Vaclav percebe que Lena não foi na escola, as amigas dela dizem que ela está doente. Chegando em casa, Vaclav conta a sua mãe, que vai ver se Lena está bem. Quando ela volta Vaclav descobre que ela foi embora.

A história é narrada em 3º pessoa e a escrita de Haley Taner é ótima. Ela é dividida em 4 partes, sendo a primeira quando eles eram crianças, as outras duas partes conta o tempo em que eles estavam separados, e, a última parte conclui a história. Na parte em que eles estão separados, nos dá um pouco de noção do 'porquê?', de tudo o que aconteceu, o sumiço de Lena e o destino dos dois.

Demorei para ler, mas não me arrependo, o livro trata de um tema escuro (quando digo escuro, quero dizer, abuso de crianças), porém a autora soube usar as ferramentas para construir a história, sem pesar muito no tema. Falando um pouco do aspecto físico do livro, ele é meio frágil e não é 'à prova de Laura', a folha da capa não é envernizada e se o livro molhar, creio que não irá ter um final feliz, mas nada que um cuidado redobrado não resolva.

A história é perfeita, eu amo!!!! A capa, é uma das minhas preferidas, o livro é um pouco mais 'fraquinho' mas super valeu a pena a compra dele.

Ele é um daqueles livros que eu não consigo parar de elogiar. Quero agradecer a Haley Taner por ter escrito a comovente história de Vaclav & Lena.

Laurinha Carvalho É uma estudante que em seu tempo livre ajuda seu amigo a administrar um blog. Seu maior sonho é... é Laura tem muitos grandes sonhos, todos não irão caber aqui. Facebook

←  Anterior Proxima  → Página inicial